Foi dado o primeiro passo rumo ao retorno à elite do futebol. As dificuldades foram enormes, mas com boa atuação no segundo tempo e apoio incondicional da torcida, o Vasco venceu por 1 a 0 o Brasiliense, na tarde deste sábado, em São Januário, pela rodada inaugural da Série B do Campeonato Brasileiro. Rodrigo Pimpão anotou o único gol do duelo."Deu para ver que não vai ser fácil. Todo jogo vai ser complicado assim e não podemos dar mole. Precisamos manter este espírito até o fim do campeonato", alertou Pimpão.
Com o resultado, o time cruzmaltino, com três pontos, assumiu o sétimo lugar da competição. A equipe do Distrito Federal é a 15ª colocada. As posições, porém, não chegam a ser tão consideráveis neste momento, uma vez que 37 rodadas ainda precisam ser disputadas.
O Vasco volta a campo na próxima quarta-feira, quando encara o Vitória pela partida de ida das quartas-de-final da Copa do Brasil. No sábado, voltando à série B, joga contra o Ceará, no Castelão. No mesmo dia, o Jacaré recebe o Campinense.
Sentiu a pressão
O Vasco iniciou o jogo com um desfalque que não era esperado. O goleiro Tiago, com lesão no joelho direito, foi vetado e substituído por Fernando Prass. Logo aos oito minutos, o novo titular foi testado. Após finalização de Júlio Cesar, ele espalmou, viu a bola bater na trave e voltar caprichosamente para suas mãos. Os anfitriões pareciam nervosos, tensos pela pressão de levar o clube de volta à elite do futebol.
Aos poucos, porém, o Vasco encaixou seu jogo. Rodrigo Pimpão e Carlos Alberto passaram a ser mais insinuantes, dando à equipe maior poder ofensivo. Aos 13, Elton por pouco não marcou de cabeça. A bola balançou a rede pelo lado de fora e levantou a torcida em grito de gol. Mas era só impressão.
A diferença de estilos entre os times se desenhou de forma bem clara. O Vasco se baseava na velocidade e buscava as jogadas pelas laterais. Em contrapartida, o time do Distrito Federal esbanjava no toque de bola e conseguia envolver o sistema defensivo cruzmaltino, levando perigo a Fernando Prass.
Pressão e gol
Na volta para o segundo tempo, o Vasco enfim exerceu a pressão tão esperada por seus torcedores. Com sete homens no setor ofensivo, o time encurralou o Brasiliense, armou acampamento na frente da área e tomou as rédeas da partida. Assustados e afobados, os visitantes se aliviavam como podiam. Até o atacante Fabio Junior recuou para ajudar na saída de bola.
Aos 17, a pressão deu resultado. Rodrigo Pimpão recebeu na área e bateu com estilo para abrir o placar. Explosão em São Januário. A comemoração dos jogadores parecia a de um gol de título, assim como a dos torcedores. Mesmo em vantagem, o Vasco seguiu no ataque, acuando o adversário, que após um bom primeiro tempo mal via a cor da bola no segundo.
Carlos Alberto e Paulo Sérgio ainda criaram boas oportunidades para marcar, mas falharam no momento da finalização. Nada, porém, que estragasse a festa do torcedor. Satisfeitos com a vitória magra, todos alimentaram ainda mais a esperança de um breve retorno à elite. Extasiado, eles se despediram do primeiro compromisso em festa e cantando o lema cruzmaltino na Série B. Afinal, "o sentimento não pode parar".
domingo, 10 de maio de 2009
Torcida faz festa, Pimpão brilha, e Vasco inicia Série B com vitória
Marcadores:
Noticias do Vasco
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário